Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/274
Título: CONTRIBUÍÇÕES DA HIERARQUIA E DA DISCIPLINA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DA CIDADANIA DOS DISCENTES DAS PRIMEIRAS TURMAS DO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL.
Autores: Dias Borges, Eron
Palavra chave: Disciplina
Hierarquia
Cidadania
Desempenho escolar
Data de envio: 2015
Abstract: O presente trabalho tem como objeto estudar as contribuições da hierarquia e da disciplina no processo de aprendizagem e formação da cidadania dos discentes das primeiras turmas do Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal. A disciplina e a hierarquia são elementos essenciais em qualquer instituição, principalmente na militar. Esses pilares são os que dão sustentação ao alto nível de organização do efetivo das instituições militares e do comportamento da maioria dos militares. Em razão disso, faz-se necessário questionar: Quais aspectos da hierarquia e da disciplina contribuem para o processo de ensino/aprendizagem e para a formação da cidadania dos discentes do Colégio Militar Tiradentes da PMDF? O objetivo geral da pesquisa é analisar a importância desses elementos no processo de desenvolvimento do ensino/aprendizagem e na formação da cidadania, em acordo com o projeto político-pedagógico e opiniões de professores, pais e alunos do Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal. Para a realização desta pesquisa, foram aplicados questionários a uma amostra de pais, alunos e professores do Colégio Militar Tiradentes, os quais permitiram uma análise, quantitativa e qualitativa, destacando-se as principais contribuições da hierarquia e da disciplina no processo de ensino/aprendizagem. Os resultados obtidos permitiram concluir que esses elementos contribuem de forma efetiva para o bom desempenho escolar e são fatores preponderantes na formação da cidadania dos alunos. Desta forma, foi possível concluir que pais, professores e alunos concordam com o projeto político-pedagógico adotado pelo Colégio Militar Tiradentes. Portanto, este trabalho busca instigar reflexões que indiquem novos caminhos para a formação dos alunos, tendo como base, os desafios da construção de conhecimentos norteados pelas contribuições desses aspectos peculiares dos colégios militares no cenário educacional do século XXI.
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/274
Appears in Collections:21ª Turma

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CFO 2015 - ERON DIAS BORGES.pdf26.79 MBAdobe PDFView/Open


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.