Polícia Militar do Distrito FederalDepartamento de Educação e CulturaAcademia de Polícia Militar do Distrito FederalInstituto Superior de Ciências Policiais |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/274
Título: | CONTRIBUÍÇÕES DA HIERARQUIA E DA DISCIPLINA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DA CIDADANIA DOS DISCENTES DAS PRIMEIRAS TURMAS DO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. |
Autores: | Dias Borges, Eron |
Palavra chave: | Disciplina Hierarquia Cidadania Desempenho escolar |
Data de envio: | 2015 |
Abstract: | O presente trabalho tem como objeto estudar as contribuições da hierarquia e da disciplina no processo de aprendizagem e formação da cidadania dos discentes das primeiras turmas do Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal. A disciplina e a hierarquia são elementos essenciais em qualquer instituição, principalmente na militar. Esses pilares são os que dão sustentação ao alto nível de organização do efetivo das instituições militares e do comportamento da maioria dos militares. Em razão disso, faz-se necessário questionar: Quais aspectos da hierarquia e da disciplina contribuem para o processo de ensino/aprendizagem e para a formação da cidadania dos discentes do Colégio Militar Tiradentes da PMDF? O objetivo geral da pesquisa é analisar a importância desses elementos no processo de desenvolvimento do ensino/aprendizagem e na formação da cidadania, em acordo com o projeto político-pedagógico e opiniões de professores, pais e alunos do Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar do Distrito Federal. Para a realização desta pesquisa, foram aplicados questionários a uma amostra de pais, alunos e professores do Colégio Militar Tiradentes, os quais permitiram uma análise, quantitativa e qualitativa, destacando-se as principais contribuições da hierarquia e da disciplina no processo de ensino/aprendizagem. Os resultados obtidos permitiram concluir que esses elementos contribuem de forma efetiva para o bom desempenho escolar e são fatores preponderantes na formação da cidadania dos alunos. Desta forma, foi possível concluir que pais, professores e alunos concordam com o projeto político-pedagógico adotado pelo Colégio Militar Tiradentes. Portanto, este trabalho busca instigar reflexões que indiquem novos caminhos para a formação dos alunos, tendo como base, os desafios da construção de conhecimentos norteados pelas contribuições desses aspectos peculiares dos colégios militares no cenário educacional do século XXI. |
URI: | http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/274 |
Appears in Collections: | 21ª Turma |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CFO 2015 - ERON DIAS BORGES.pdf | 26.79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.