Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/280
Título: CONSIDERAR OS ASPECTOS LEGAIS, INSTITUCIONAIS, POLICIAIS E SOCIAIS DO USO DE CÂMERAS DURANTE O SERVIÇO OPERACIONAL
Autores: da Mata Barbosa, Henrique
Palavra chave: Legislação
Filmagem
Gravação
Policia Militar
Serviço
Data de envio: 2015
Abstract: De tempos em tempos, algumas inovações tecnológicas., moldam o uso da força policial Uma das mais recentes, capaz de redefinir o policiamento, é o uso de câmeras vestidas no corpo de policiais (componente no fardamento). Tal emprego de câmeras tem recebido alguma atenção pela mídia internacional e, por isso, debates preliminares sobre vantagens e desvantagens, e suas implicações, são fomentados no seio da sociedade, das corporações e do Poder Judiciário. Este trabalho tem como objetivo considerar os aspectos legais, institucionais, policiais e sociais do uso de câmeras durante o serviço operacional pelo policial militar. Com isso, prover a Policia Militar do Distrito Federal (PMDF) cie conhecimento sobre os fatores preliminares a serem considerados para a iniciativa de estudos mais extensos que levem à adoção e regulamentação da tecnologia. Para compilar conhecimento foi feita uma pesquisa bibliográfica, inclusive em material internacional, que sugere a necessidade de um profundo exame, mas que os benefícios do uso de recursos de gravação se sobressaem em relação aos prejuízos e sua eficácia no aumento do nível de civilidade e cooperação de abordados e cidadãos e, em contrapartida, reduzir os de abuso de poder por agentes policiais, além de aumentar os índices de elucidação e rememoração de fatos.
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/280
Appears in Collections:21ª Turma

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CFO 2015 - HENRIQUE DA MATA BARBOSA.pdf51.51 MBAdobe PDFView/Open


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.