Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/282
Título: A ATUAÇÃO PREVENTIVA DE POLÍCIA: A PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO PREVENTIVA NA FORMAÇÃO DOS INTEGRANTES DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS IV
Autores: Bezerra Batista, Jadson
Palavra chave: Polícia Ostensiva
Ordem Pública
Polícia Militar
Formação policial
Atuação preventiva
Data de envio: 2015
Abstract: A polícia ostensiva é uma instituição indispensável ao convívio social harmônico. Representa a proteção ostensiva ofertada pelo Estado em defesa de uma sociedade moderna e harmônica. Conhecer a polícia e seu histórico é imperioso na atual conjuntura social, para a compreensão de suas atribuições constitucionais, notadamente os conceitos de polícia ostensiva e ordem pública. Desta forma, conhecer a essência das instituições policiais é uma forma de romper preconceitos e aproximar população e polícias. Isso passa pelo entendimento do que é polícia administrativa e suas formas e técnicas de atuação. O comprometimento das instituições policiais com o ensino policial e o aperfeiçoamento de sua cultura institucional são ações que visam alcançar a excelência na formação de novos policiais, conscientes das atribuições institucionais, para uma melhora na prestação do serviço policial militar à população. Para auxiliar nesta pesquisa, foram desenvolvidos, concorrentemente, um questionário e uma pesquisa bibliográfica a fim de aferir a percepção da importância da atuação preventiva de polícia na formação dos policiais egressos do último curso de formação da Polícia Militar do Distrito Federal. Atuar eminentemente na prevenção deve ser o ideal policial militar, visto que a população não deseja ser apenas socorrida. Antes disso, deseja manter-se incólume no que se refere à ordem pública, notadamente no âmbito de atuação policial militar que é a segurança pública. A análise do questionário indicou a necessidade de ampliação, no âmbito de formação, de discussões para melhor internalização dos preceitos inerentes à competência preventiva da polícia militar.
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/282
Appears in Collections:21ª Turma

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CFO 2015 - JADSON BEZERRA BATISTA.pdf58.88 MBAdobe PDFView/Open


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.