Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/312
Título: A IMPRESCINDIBILIDADE DA DESVINCULAÇÃO DAS POLÍCIAS MILITARES DA VETUSTA FORMA DE CONTROLE DO EXÉRCITO BRASILEIRO
Autores: Ventura de Moura Silva, Tiago
Palavra chave: Exército
Controle
Polícia Militar
Desvinculação
Necessidade
Estado Democrático
Data de envio: 2015
Abstract: A Polícia Militar do Distrito Federal, assim como as demais polícias militares do Estado brasileiro, se apresentam como órgãos responsáveis pela polícia ostensiva, atuando de maneira preventiva, garantindo a ordem pública e a tranquilidade de toda população brasileira, e de maneira repressiva, quando a situação exigir, de forma a buscar o restabelecimento da ordem pública violada e a segurança de toda população, figurando como uma das instituições mais importantes do país. A Polícia Militar é um órgão autônomo, porém, conforme resultado de questões históricas, insere-se na Constituição Federal como força auxiliar e reserva do Exército. Contudo, é importante que haja a desvinculação de uma instituição da outra, diante do aparato de instituições regulatórias que surgiram com o nascimento do Estado Democrático de Direito. Os motivos, como distúrbios políticos acarretados pelo empoderamento das unidades federativas frente à União, que outrora ensejaram a vinculação das polícias militares ao Exército não mais subsistem no Brasil contemporâneo, que por sinal se cercou de instituições várias com nítido papel de sustentáculo da República Federativa do Brasil.
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/312
Appears in Collections:21ª Turma

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CFO 2015 - TIAGO VENTURA DE MOURA SILVA.pdf59.58 MBAdobe PDFView/Open


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.