Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/55
Título: A INCONSTITUCIONALIDADE DE PRISÃO DISCIPLINAR DEFINIDA POR MEIO DE NORMA SECUNDÁRIA NO ÂMBITO DA POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL
Autores: Luís Lima da Silva, Adriano
Palavra chave: Prisão disciplinar
Constituição Federal
Princípio da reserva legal
Data de envio: 2-Jun-2017
Abstract: Este trabalho analisa a inconstitucionalidade de prisão disciplinar definida por meio de norma secundária no âmbito da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).Tal abordagem se justifica, pois possibilita fazer uma análise jurídica mais aprofundada sobre a Constituição Federal e a legislação castrense sancionatória aplicada à PMDF. O propósito deste estudo é analisar a inconstitucionalidade de definição de prisão disciplinar por meio de decreto, sem passar pelo crivo do Poder Legislativo, segundo a doutrina e a jurisprudência. Este intento será conseguido através da revisão bibliográfica de doutrinas, jurisprudências e legislação sobre o assunto. A análise evidenciou que a prisão disciplinar é constitucional, pois está prevista na própria Constituição. No entanto, sendo a liberdade um direito fundamental garantido pela norma constitucional, os casos de transgressão disciplinar que resultar em cerceamento da liberdade devem estar definidos em lei em sentido estrito, em homenagem ao princípio da reserva legal.
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/55
Appears in Collections:CAO 2017

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriano Luís Lima da Silva entrega final TCC repositório.pdf267.3 kBAdobe PDFView/Open


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.