Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/9
Título: A EFICIÊNCIA NO CONTROLE DE DADOS CRIMINAIS PELA POLÍCIA MILITAR O Controle da cifra oculta e definição de estratégias de policiamento através do Policiamento Comunitário
Autores: Roosevelt de Melo Bezerra, Josué
Palavra chave: : Cifra Oculta
Policial Militar
Policiamento Comunitário
Data de envio: 25-Feb-2021
Abstract: O presente artigo descreve como usar o modelo de policiamento comunitário para trabalhar em prol da redução da cifra oculta, ou seja, em crimes que não chegam ao conhecimento da autoridade policial. Tal abordagem resta necessária diante do descredito das vítimas na polícia, tanto judiciária quanto ostensiva, de garantir a segurança da comunidade e de trabalhar para a diminuição da criminalidade local. Os crimes de maior incidência acontecem rotineiramente em comunidades locais, destacando por exemplo crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos, em razão da falta de descrédito e falta de participação social nas atividades de segurança pública, a vítima acha que está moralmente abandonada pela autoridade pública, e dessa forma, acredita que não valerá a pena o esforço de comunicar os fatos criminosos às autoridades policiais. O propósito do presente estudo é a confecção de um aplicativo de colaboração da população/polícia, que através da estratégia de policiamento comunitário e proximidade social que os policiais e envolvidos que participam dos Consegs possam sistematizar os dados colhidos da população de atividades criminosas não comunicadas às autoridades policias, para que se possa ter uma base de dados real dos crimes locais, bem como através do referido aplicativo elaborar o mapa criminal e machas criminais. O estudo demonstrou que mesmo os participantes dos Consegs deixam de registrar ocorrências policias acerca de fatos criminosos ocorridos na localidade, tendo em vista a falta de incentivo da polícia, bem como a dificuldade de deslocamento à Delegacia de Polícia e a demora para registrar um boletim de ocorrência. O presente artigo tem por objetivo demonstrar que realmente ocorre o fenômeno da Cifra Oculta, e que é possível a redução da referida cifra através de incentivos e facilidades trazidas pela tecnologia contemporânea, bem como de envolver nesse aspecto tecnológico as estratégias de policiamento comunitário que já estão em constante evolução dentro da corporação.
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/9
Appears in Collections:22ª Turma

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo cienfífico - CAD ROOSEVELT.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.